Segundo os pesquisadores, trata-se de "uma das visões mais abrangentes do universo já obtidas"
Por History Channel Brasil em 16 de Novembro de 2023 às 15:47 HS
Telescópios da NASA registram imagem impressionante de “Árvore de Natal” cósmica-0

Os telescópios Hubble e James Webb, da NASA, registraram uma impressionante imagem de uma “árvore de natal cósmica" situada a 4,3 bilhões de anos-luz da Terra. Na verdade, trata-se do MACS0416, um par de aglomerados de galáxias em colisão que eventualmente se combinarão para formar um aglomerado ainda maior. Os pesquisadores da agência espacial classificaram o registro como "uma das visões mais abrangentes do universo já obtidas".

Transientes

De acordo com a NASA, a imagem revela uma riqueza de detalhes que só são possíveis de capturar combinando o poder de ambos os telescópios espaciais. “O quadro completo não fica claro até que você combine os dados do (James) Webb com os do Hubble”, disse Rogier Windhorst, pesquisador da Universidade Estadual do Arizona. O registro mostra uma abundância de galáxias fora do aglomerado e uma série de fontes que variam ao longo do tempo, provavelmente devido às lentes gravitacionais (fenômeno de distorção e amplificação da luz de fontes distantes de fundo).

Imagens do aglomerado MACS0416 feitas pelo Hubble (esquerda) e James Webb (direita) (Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI)

O objetivo principal da observação do aglomerado era procurar objetos que apresentassem variações de brilho ao longo do tempo, conhecidos como transientes. “Estamos chamando o MACS0416 de Aglomerado de Galáxias da Árvore de Natal, tanto porque é tão colorido quanto por causa das luzes tremeluzentes que encontramos dentro dele. Podemos ver transientes em todos os lugares”, disse Haojing Yan, da Universidade do Missouri, líder do estudo.

Entre os transientes identificados pelos astrônomos, um deles, localizado numa galáxia que existiu cerca de 3 bilhões de anos após o Big Bang, se destacou. A equipe apelidou o sistema estelar de “Mothra” devido a sua “natureza monstruosa”. Ele se junta a outra estrela  que os pesquisadores identificaram anteriormente e que apelidaram de “Godzilla" (Mothra e Godzilla e são monstros gigantes do cinema japonês).

NASA
NASA, ESA, CSA, STScI, J. Diego (Instituto de Física de Cantabria, Spain), J. D’Silva (U. Western Australia), A. Koekemoer (STScI), J. Summers & R. Windhorst (ASU), and H. Yan (U. Missouri).