Astrônomos encontram galáxia distante "gêmea" da Via Láctea

Batizada de ceers-2112, ela foi descoberta por meio das observações do telescópio James Webb
Por History Channel Brasil em 12 de Novembro de 2023 às 13:09 HS
Astrônomos encontram galáxia distante "gêmea" da Via Láctea-0

Usando dados do telescópio espacial James Webb, uma equipe internacional de pesquisadores encontrou a mais distante galáxia similar à Via Láctea. Batizada de ceers-2112, essa "gêmea galáctica" chamou a atenção dos cientistas por ter nascido pouco depois do Big Bang. Um estudo descrevendo a descoberta foi publicado no periódico Nature.

Galáxia espiral barrada

Assim como a Via Láctea, a ceers-2112 é uma galáxia espiral barrada, ou seja, tem formato espiral com uma barra central de estrelas brilhantes que se estendem de um lado a outro. “Encontrar ceers-2112 mostra que as galáxias no universo primitivo poderiam ser tão ordenadas quanto a Via Láctea” disse Alexander de la Vega, pesquisador da Universidade da Califórnia-Riverside, nos Estados Unidos, e coautor do estudo. "Isto é surpreendente porque as galáxias eram muito mais caóticas nesse período e muito poucas tinham estruturas semelhantes às da Via Láctea”, completou.

Galáxia espiral

Anteriormente, astrônomos acreditavam que eram necessários vários milhares de milhões de anos para que as galáxias se tornassem ordenadas o suficiente para desenvolverem barras. “A descoberta de ceers-2112 mostra que isso pode acontecer apenas numa fração desse tempo, em cerca de um bilhão de anos ou menos”, disse de la Vega. “Ao contrário do que se esperava, essa descoberta revela que galáxias semelhantes à Via Láctea já existiam há 11,7 bilhões de anos”, completou Luca Costantin, pesquisador do Centro de Astrobiologia de Madri, na Espanha e líder do estudo.

“Com o Telescópio Espacial James Webb temos pela primeira vez a tecnologia e a instrumentação necessárias para estudar detalhadamente a morfologia de galáxias muito distantes", afirmou Cristina Cabello, pesquisadora da Universidade Complutense de Madri e coautora do estudo. "Investigar como as galáxias adquirem a estrutura que as caracteriza hoje é essencial para a compreensão dos seus processos de formação e evolução”, concluiu.

Universidade da Califórnia-Riverside, via EurekAlert, Centro de Astrobiologia de Madri e Universidade Complutense de Madri