Astrônomos descobrem as galáxias mais longínquas e antigas já observadas

Elas foram formadas quando o universo tinha apenas 2% da idade atual, cerca de 320 milhões de anos após o Big Bang
Por History Channel Brasil em 24 de Abril de 2023 às 12:29 HS
Astrônomos descobrem as galáxias mais longínquas e antigas já observadas-0

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta de quatro galáxias nunca antes vistas. Elas foram identificadas pelo Telescópio Espacial James Webb da NASA, e acredita-se que sejam as mais distantes e antigas já observadas. A luz delas levou mais de 13,4 bilhões de anos para chegar até nós, já que foram formadas quando o universo tinha apenas 2% de sua idade atual.

"Época da reionização"

Segundo os astrônomos, essas galáxias pertencem à "época da reionização", período em que se acredita que as primeiras estrelas surgiram após o Big Bang, há cerca de 13 bilhões de anos. Uma dessas galáxias, chamada JADES-GS-z13-0,localizada a 33 bilhões de anos-luz de distância, é o objeto mais distante e antigo já visto até agora, pois se formou "apenas" 320 milhões de anos após o evento que originou o universo.

Galáxias mais antigas
Imagem: NASA, ESA, CSA, M. Zamani (ESA/Webb), Leah Hustak (STScI), Brant Robertson (UC Santa Cruz), S. Tacchella (Cambridge), E. Curtis-Lake (UOH), S. Carniani (Scuola Normale Superiore), JADES Collaboration

"Pela primeira vez, descobrimos galáxias apenas 350 milhões de anos após o Big Bang e podemos ter absoluta certeza de suas distâncias fantásticas”, disse Brant Robertson, pesquisador da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos, e coautor do estudo. “Encontrar essas primeiras galáxias em imagens tão incrivelmente belas é uma experiência especial”, completou.

Dados anteriores do James Webb já apontavam a possível existência dessas galáxias antigas. Agora, elas foram confirmadas por meio de observações espectroscópicas que revelaram padrões característicos e distintos nas impressões digitais de luz provenientes dessas galáxias distantes. "Tantas perguntas sobre galáxias estavam esperando pela oportunidade transformadora oferecida pelo (telescópio James) Webb, e estamos entusiasmados por poder desempenhar um papel na revelação desta história”, disse Sandro Tacchella, pesquisador da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e coautor do estudo.

ESA e Mashable