Todos os horários

Escute uma orca imitando a fala humana

Algumas espécies de animais, como o papagaio, são conhecidas por suas habilidades de imitar a voz humana. Agora, pesquisadores descobriram que orcas também possuem essa capacidade surpreendente: eles conseguiram ensinar um cetáceo a reproduzir os sons de algumas palavras. 

A experiência aconteceu no aquário Marineland, em Antibes, na França. Os cientistas apresentaram gravações de sons e palavras para a orca Wikie, de 14 anos. Depois, os treinadores estimulavam o animal a reproduzir essas palavras com a cabeça para fora d’água. 

Os pesquisadores descobriram que Wikie copiou todos os sons com sucesso, a maioria em menos de dez tentativas. Alguns sons, como as palavras “hello” (olá) e "one, two, three" (um, dois, três), a orca conseguiu repetir na primeira tentativa. 

Para avaliar a precisão das imitações, os cientistas compararam os sons originais com os emitidos pela orca usando um algoritmo que mapeia duas ondas diferentes de sons, calculando onde elas coincidem. Eles também usaram “jurados” vendados que ouviam as amostras sonoras para conferir se elas soavam de forma semelhante. Segundo os autores do estudo, as imitações não foram consideradas perfeitas, mas seguramente reconhecíveis.

Orcas são conhecidas por comunicarem-se entre si com uma vasta variedade de sons. O estudo sugere que a capacidade de um animal em cativeiro possui para emular sons pode indicar que a imitação tem um papel importante na “linguagem” das orcas.  Entretanto, os cientistas alertam que serão precisos estudos mais aprofundados para avaliar a importância das imitações na comunicação desses animais.


Fonte: Scientific American