Agora
TRATO FEITO
23H30
TRATO FEITO
23H58
TRATO FEITO
Todos os horários

Erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala

A calmaria de uma típica tarde de domingo foi interrompida pela erupção do Vulcão de Fogo, que está localizado a cerca de 50 quilômetros da capital da Guatemala. Este fenômeno deixou grande parte da cidade coberta pelas cinzas, com um saldo de ao menos 33 mortos e 1,7 milhão de pessoas afetadas até o momento.

A expulsão de enormes massas de cinza alcançou mais de 6.000 metros de altura e obrigou mais de 3.000 pessoas a abandonarem suas casas, que ficaram sepultadas sob o material fervente. O aeroporto da capital foi fechado de maneira preventiva.

A desolação e o pânico tomam conta do país da América Central. No momento, o número exato de desaparecidos e refugiados é desconhecido, mas acredita-se que haja mais vítimas fatais.

Esta erupção é a maior que o país já registrou desde 1974, e por isso o presidente Jiimmy Morales declarou alerta vermelho. Há a previsão de que a atividade eruptiva se prolongue pelo menos até o início da noite desta segunda-feira. O Vulcão de Fogo, de 3.673 metros de altura, teve sua primeira erupção de 2018 em janeiro, gerando graves danos.