Todos os horários

Curiosidades sobre Nelson Mandela

- Nelson Mandela tem cinco filhos, Zindziswa, Zenani, Makgatho, Makaziwe e Madiba Thembekile.

- Rolihlahla Mandela tinha 9 anos de idade quando um professor da escola primária de Qunu lhe deu um nome inglês, Nelson. O nome original, Rolihlahla, significa na língua xhosa "causador de problemas", mas ele era mais conhecido pelo apelido Madiba

- Abriu o primeiro escritório de advocacia formado por negros na África do Sul, em 1952.

- Depois de entrar para a clandestinidade por causa de suas atividades no Congresso Nacional Africano, Nelson Mandela passou a usar diversos disfarces para fugir da polícia, entre eles os de chofer, jardineiro e chef de cozinha

- Em sua juventude, Nelson Mandela curtia boxe e corrida de longa distância. Mesmo nos 27 anos em que ficou preso, ele fazia exercícios diariamente.

- Em 2004, em 86 anos, aposentou-se da vida pública para passar mais tempo com sua família, e dividiu seu tempo entre Joanesburgo e Qunu.

- Nelson Mandela estava na lista americana de terroristas até 2008. Até então, ele poderia viajar aos EUA apenas com permissão especial dada pelo secretário de Estado. Foi removido em 2008, quando Mandela já tinha 89 anos de idade.

- Nelson Mandela estava tão "aturdido e alarmado" no dia de sua libertação da prisão que deixou os óculos para trás. Quando foi ler seu discurso, percebeu que havia esquecido os óculos e pegou emprestados os de sua mulher, Winnie.

- Fez uma pequena participação no filme “Malcolm X”, de Spike Lee.