Todos os horários
MARTE

Vídeo impactante: veja o espetacular cometa que "passou raspando" por Marte

O cometa Siding Spring “roçou” no planeta Marte, deixando especialistas e astrônomos deslumbrados com um espetáculo que só acontecerá novamente daqui a um milhão de anos. O Siding Spring passou muito perto do planeta vermelho, a uma distância de praticamente 140 mil km, que é pequena em termos astronômicos – seria o equivalente a um terço do caminho entre a Terra e a Lua.

Quando estava no momento de maior aproximação, o cometa se deslocava a mais de 200 mil km/h, de acordo com a NASA. O evento foi uma oportunidade única para o estudo do impacto que o tecnicamente denominado C/2013 A1 causou na atmosfera de Marte. A NASA utilizou mais de 16 dispositivos para poder observar de perto a trajetória do cometa, aproveitando uma frota de sondas espaciais e veículos marcianos, além do telescópio espacial Hubble e dezenas de instrumentos terrestres.

“Os três orbitadores de Marte confirmaram que estão intactos após se refugiarem atrás do planeta durante a passagem no cometa”, comunicou a agência espacial em seu Twitter, em alusão às sondas Odyssey, MAVEN e Mars Reconnaissance Orbiter, que monitoram o astro. O cometa foi descoberto em janeiro de 2013, por Robert McNaught, do observatório australiano Siding Spring. Ele possui um núcleo de 1,6 km de diâmetro e viajou mais de 1 milhão de anos antes de passar pelas proximidades de Marte.

Fonte: Clarín