Todos os horários
Ta Na História

A vida de reviravoltas do Cartola: conheça a história do sambista

Por Thiago Gomide do Tá na História.

 

Parceria HISTORY, Ta Na História e Catraca Livre

O compositor e cantor Cartola é um dos pilares do samba, da cultura brasileira.

Sua história de vida é cheia de reviravoltas, típicas de um personagem bem brasileiro.

Ele se envolveu com bebida e prostituição. Ficou noites sem dormir. Aos 17, estava órfão de mãe e brigado com o pai. Chegou a não ter canto certo para encostar a cabeça no travesseiro.

Levantou dinheiro como pintor, guardador de carro, zelador e até ajudante de obra.

Malandro, foi um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, uma das escolas mais tradicionais do carnaval do Rio de Janeiro.

As letras de Cartola foram gravadas por inúmeros artistas, de Cazuza a Adriana Calcanhoto, de Maria Bethânia a Beth Carvalho, passando por Caetano Veloso, Lobão e Chico Buarque.

Teve um grande amor: Dona Zica, mulher responsável por tira-lo do buraco. Existe um Cartola antes e depois dela.

Ao lado dela, ele lança o bar ZiCartola, reduto emblemático da música popular brasileira na década de 1960. Paulinho da Viola, por exemplo, começou tocando nesse espaço.

Explico isso no vídeo. E muito mais.

Cartola merecia um documentário. Uma série.

Em 1974, com mais de 60 anos nas costas, finalmente Cartola lança seu primeiro LP. E até a morte dele, em 1980, foram mais três lançados. Todos com muito sucesso.

 Aperta o play. Vale a pena.

Dica de ouro: aproveite e se inscreva no youtube.com/tanahistoria. Têm muitos outros vídeos sobre personagens e fatos marcantes da história.

Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.