Todos os horários
animais

Um grupo de macacos-prego do Panamá entrou na "Idade da Pedra"

Ao observar um grupo de macacos-prego-de-cara-branca do Panamá, cientistas descobriram que eles haviam entrado na "Idade da Pedra". Os animais passaram a usar ferramentas de pedra para quebrar castanhas e abrir mariscos. Esta é a quarta espécie de primatas a fazer isso, depois dos humanos.

Esses macacos-prego-de-cara-branca habitam a ilha de Jicarón, que faz parte do Parque Nacional Coiba, na costa panamenha. Outras três ilhas fazem parque e em todas elas há animais da mesma espécie. Mas apenas os macacos machos de Jicarón aprenderam a usar ferramentas.

Os cientistas ainda não sabem porque nem todos os animais do parque desenvolveram a mesma habilidade. Segundo os pesquisadores, esses macacos se deslocam entre grupos diferentes, então, teoricamente, a capacidade de usar ferramentas deveria ter se espalhado pelo local.

A equipe sugere que a entrada na "Idade da Pedra" pode ocorrer por acaso e que a habilidade de usar ferramentas não faz parte de uma trajetória natural de evolução dos primatas. Os cientistas levantam a hipótese de que um indivíduo com inteligência acima da média começa a usar ferramentas e outros membros do grupo passam a copiá-lo. Em um ambiente com oferta limitada de comida, essa habilidade pode aumentar suas chances de sobrevivência. 

 


 Fonte: IFLScience

Imagem: Shutterstock.com