Todos os horários
INOVAÇÃO

Software de reconhecimento facial localiza milhares de crianças desaparecidas

Apenas quatro dias após a implantação de um software de reconhecimento facial pelo departamento de polícia da Índia, aproximadamente 3.000 crianças desaparecidas foram encontradas. Essa é uma mudança significativa se comparada à tática da impressão dos rostos das crianças em cartazes ou embalagens de leite. 

Vídeo relacionado:

Na Índia, localizar as mais de 240.000 crianças desaparecidas por ano é um grande desafio, em meio a uma população de 1,3 bilhão de habitantes. Para auxiliar nesse processo, o Ministério de Desenvolvimento das Crianças e Mulheres criou um banco de dados online, denominado TrackChild, no qual são postadas fotografias de crianças desaparecidas e encontradas. Essas informações podem ser compartilhadas entre departamentos de polícia e cidadãos comuns. No entanto, o número de fotos é muito grande e a comparação manual é ineficaz.

Assim, uma organização destinada ao bem-estar infantil, chamada Bachpan Bachao Andolan (BBA), desenvolveu um sistema de reconhecimento facial para automatizar o processo de comparação do TrackChild. O software utiliza algoritmos geométricos, que comparam rostos mapeando a distância entre pontos de referência faciais, e fotométricos, que analisam as fotos pixel por pixel, comparando gradientes de cor. 

Após implementado por meio de um projeto piloto, o software pôde realizar o reconhecimento de 2.930 crianças por meio da análise de imagens de 45.000 crianças postadas no TrackChild. Para que seja incorporado definitivamente ao banco de dados, o programa ainda deve passar por verificações legais. 



Fonte: IFLScience 

Imagem: kai celvin/Shutterstock.com