Agora
TRATO FEITO
23H30
TRATO FEITO
23H58
TRATO FEITO
Todos os horários
PLANETA TERRA

Segundo campo magnético da Terra é descoberto

Pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) anunciaram recentemente a descoberta de um segundo campo magnético rodeando a superfície terrestre. A novidade pode ajudar a compreender melhor as causas do aquecimento global. O achado foi possível graças à utilização de três satélites que há anos orbitam a Terra para estudar seu funcionamento. 

Vídeo relacionado:

O segundo campo magnético terrestre teria sido formado por suas marés oceânicas, capazes de interagir com as camadas mais profundas do núcleo planetário e transportar uma pequena, porém significativa carga magnética com seus fluxos. O estudo permitiu a observação dos pulsos magnéticos das marés, desde a superfície do mar até as grandes profundidades do oceano. 

 “Isso nos dá um panorama verdadeiramente global de como o oceano flui em todas as profundidades, o que é uma grande novidade”, diz o pesquisador especialista em geomagnetismo da Universidade Técnica da Dinamarca, Nils Olsen. De acordo com ele, esse segundo campo magnético é minúsculo. Ele é vinte mil vezes mais fraco do que o campo magnético terrestre conhecido.

Os dados coletados a respeito do segundo campo magnético irão fornecer informações preciosas a respeito dos padrões da energia térmica que circula na Terra. Como a água é capaz de reter quantidades significativas de calor, a observação tridimensional das marés irá ajudar a entender a correlação entre a temperatura excessiva dos oceanos e a formação do efeito estufa, permitindo um melhor entendimento do aquecimento global.

Fonte: Science Alert 

Imagem: Marc Ward/Shutterstock.com