Agora
O SÓCIO
17H00
O SÓCIO
18H00
TRATO FEITO
Todos os horários
ROMA ANTIGA

Saiba por que o concreto romano é "indestrutível"

Descubra por que o concreto feito pelos antigos romanos é mais resistente que o atual. 

Vídeo relacionado:
Pesquisas científicas chegaram à descoberta de que existem elementos no material vulcânico utilizado pelos antigos romanos que reagem ao contato com a água salgada para fortalecer qualquer construção.

A descoberta permitira o uso de materiais muito mais compatíveis com o meio ambiente. Ao contrário do que acontece com a mistura moderna e perecível de concreto, essa seria fortalecida com a exposição a diversos elementos, como a água do mar.

Analisando as amostras coletadas de antigos quebra-mares e portos romanos, os cientistas chegaram à conclusão de que o concreto daquela época contém um mineral raro chamado tobermorita de alumínio.

Esse mineral seria o responsável por fortalecer a mistura, ao se cristalizar na cal durante o processo de exposição à água salgada. Os especialistas chegaram a essa conclusão depois de analisar as amostras com um microscópio eletrônico.

O fenômeno é absolutamente revolucionário, mesmo para os parâmetros modernos de construção: com o passar do tempo, a água do mar ajuda os cristais a proliferarem. Então, em vez de corroer, o concreto fica mais forte.


Fonte: La Nacion

Imagem: Shutterstock