MOTOS

Sabe quais são as cinco motos mais importantes da história? Nós mostramos para você

Não importa se elas são usadas na cidade ou na estrada, como meio de transporte ou para ganhar a vida, quem é fascinado por pilotar uma moto sempre tem em mente uma lista com o nome dos melhores modelos da história. São tantos os aficionados por motos que revistas, sites e programas de televisão especializados debatem eternamente sobre as mais importantes, belas, velozes ou as líderes de vendas. E, num esforço para avaliar quais são os modelos mais impactantes para quem é apaixonado por motocicletas, elaboramos a lista das cinco melhores motos da história. Será que a sua está aí?
 

Harley Davidson Knucklehead

 
Este famoso modelo da Harley Davidson deve o seu nome a sua tampa das válvulas, semelhante a um punho fechado. O modelo foi introduzido em 1932, com a primeira Harley com distribuição OHV (Over Head Valves). Esta máquina foi desenvolvida para longas distâncias e diferentes tipos de terreno, e, por isso, embora fosse considerada lenta e pesada (em comparação com a rival europeia Vincent Rapide), tornou-se um clássico indiscutível do sonho norte-americano: uma longa viagem solitária, cruzando um enorme país.
 

Vespa

 
Esta tradicional moto italiana foi apresentada em 1946 e é um modelo icônico do fim da Segunda Guerra Mundial. Concebida pelo empresário Enrico Piaggio, que planejava um veículo confortável, econômico e fácil de pilotar, seu projeto foi desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Corradino D'Ascanio, que teve a brilhante ideia de colocar o motor sobre a roda traseira. Ao ser apresentado ao protótipo, conta a lenda, Piaggio teria dito: “belo, me lembra uma vespa” E, neste momento, sem mesmo saber, ele havia batizado um eterno clássico.
 

Honda Super Cub

 
Embora não seja o melhor, este antigo modelo Honda é considerado por especialistas como a moto mais importante e influente da história, ou seja, o modelo que mudou este meio de transporte. O Honda Super Cub foi concebido e apresentado em 1958 por Soichiro Honda e sua equipe. Desde então, sua popularidade tem sido incomparável, e, em última instância, única: esta moto já vendeu mais de 60 milhões de unidades. Um dos segredos para seu sucesso é que, além de ser boa de guiar, também é de fácil conserto, o que permitiu que se tornasse popular em todo o mundo.
 

Harley Davidson V-Rod

 
Além de modelos ou de marcar épocas, sem dúvida, a Harley Davidson é um ícone mundial da paixão por motocicletas. Fora sua engenharia, imagem e seu som inconfundível, há também uma cultura em torno dessa moto. Esse “modo de vida sobre duas rodas” também é impulsionado pela própria fábrica que, em 1983, criou a Harley Owners Grup (algo como Grupo dos Donos de Harley), associação que já tem 1,3 milhão de membros em todo o mundo. O modelo V-Rod foi apresentado, depois de anos de segredo, em 2001, com uma série de inovações importantes: refrigeração a água, fuselagem de alumínio, 115 cavalos de potência.
 

Ducati 916

 
Entre os veículos da histórica Ducati, de Bolonha (Itália), fundada em 1926, um dos modelos mais destacados é o Ducati 916, que chegou ao mercado em 1995 com um projeto que uniu duas revolucionárias inovações: uma suspensão traseira mono, interessante recurso estético que torna mais prática a troca de pneus (ideal para estradas) e a localização do escapamento sob o assento, o que proporciona uma melhor aerodinâmica e também linhas mais puras ao design desta bela máquina.
 
Veja também
 
 
 
 
Imagem: via Wikimedia Commons