Todos os horários
EGITO

Revelado o último mistério da construção da Grande Pirâmide de Gizé

Cientistas descobrem como os blocos gigantescos foram transportados até o local da construção.  

Vídeo relacionado:
Finalmente os cientistas conseguiram resolver um dos maiores mistérios em torno da construção da Grande Pirâmide de Gizé, ao determinar de que modo os blocos de pedra gigante que a constituem foram transportados por centenas de quilômetros.

Os especialistas conseguiram decifrar um antigo papiro que explica como os blocos de granito e pedra calcária, com 2,5 toneladas de peso cada um, foram transportados por um trajeto de até 800 quilômetros de distância.

De acordo com os hieróglifos decifrados, as 170 mil toneladas de material utilizado para a construção da Grande Pirâmide de Gizé foram transportadas pelas águas do rio Nilo em barcos de madeira e chegaram ao seu destino através de um sistema de canais.

O antigo papiro que contém essa informação foi encontrado no porto de Wadi Al-Jarf. Segundo os especialistas ele teria sido escrito pela pessoa responsável por supervisionar os 40 operários de elite e seria o único testemunho em primeira mão sobre as técnicas de construção da Grande Pirâmide.

O papiro revela como os operários trabalharam para acomodar o terreno e construir diques enormes que permitiram que a água fosse desviada do Nilo. Além disso, o arqueólogo Mark Lehner encontrou evidências de uma canalização de água que passava por baixo do planalto de Gizé.


Fonte: The Daily Mail

Imagem: Shutterstock