Todos os horários
pré-história

Primeiro britânico tinha pele escura e olhos azuis

Pesquisadores de Londres fizeram uma descoberta importante a respeito dos fluxos migratórios da humanidade. Eles constataram que os primeiros britânicos tinham a pele escura, olhos azuis e cabelos castanhos. Os cientistas chegaram a essa conclusão ao analisar um esqueleto descoberto em uma caverna em Cheddar Gorge, Inglaterra, em 1903. 

Vídeo relacionado:

Devido a baixas temperaturas, os restos do Homem de Cheddar estavam muito bem preservados. Por isso foi possível analisar com precisão os restos mortais desse ser humano que viveu há mais de 10 mil anos.

A princípio, acreditava-se que o homem tinha pele clara, mas novas análises e reconstrução facial revelaram o oposto. De acordo com os pesquisadores, os ancestrais do Homem de Cheddar chegaram à Grã-Bretanha pelo Oriente Médio, vindos da África subsaariana. 

Especialistas dizem que o homem era um caçador e coletor que fabricava ferramentas, pescava e caçava animais na Era Mesolítica. Segundo os cientistas, ele media cerca de 1,66m. Acredita-se que uma em cada dez pessoas que moram na Grã-Bretanha hoje tenham parentesco com o Homem de Cheddar.

Fonte: The Washington Post

Imagem: University College London/Reprodução