Todos os horários
Ta Na História

Prata Preta tocou o terror na Revolta da Vacina

Por Thiago Gomide do Tá na História

 

Parceria HISTORY, Ta Na História e Catraca Livre

 

Pense em várias pessoas berrando “Abaixo a Vacina”, “Abaixo a Vacina”, “Abaixo a Vacina”.

Naquele começo do século XX, o país vivia um período complicado nas finanças. Muito desemprego.  Faltava educação.  Moradia. Inflação altíssima.

Além de tudo, na capital, Rio de Janeiro, estava rolando surtos de diversas doenças. Entre elas, febre amarela e varíola.

Essa catástrofe, além de prejudicar o óbvio desenvolvimento da cidade, prejudicava a economia nacional.  Menos exportações, menos gente vindo para o Rio de janeiro. A cidade era conhecida como “túmulo dos estrangeiros”.

Era preciso atacar os problemas.  O presidente Rodrigues Alves atacou diversos campos, entre eles a saúde.

O sanitarista Oswaldo Cruz, que já tinha estudado na França, já era famoso, foi chamado para assumir a diretoria de saúde pública, em 1903.

Oswaldo Cruz tomou diversas medidas – muitas polêmicas.

Para conter a varíola, ele resolveu fazer uma vacinação. Vacinar todo mundo.

Em outubro de 1904, o Governo aprovou a lei da vacinação, ou seja, tudo limpo pro Oswaldo Cruz colocar em prática o plano de sair vacinando geral.

Ou você vacinava ou não podia se matricular em escolas, não podia viajar, não podia casar...

A população não ficou satisfeita não.

O Rio de Janeiro virou um verdadeiro caos entre os dias 10 e 18 de novembro de 1904. Tentativa de golpe militar, ataque da Marinha à Escola Militar, inúmeros conflitos de policiais, soldados e manifestantes...

No bairro da Saúde, reduto de homens e mulheres vindos especialmente da Bahia, o pau comeu legal. A resistência foi enorme.

Quem era o líder? Prata Preta, capoeirista e estivador.

Saiba mais o que ele aprontou. Foi pouca coisa não. Aperta o play pra saber também qual foi o fim dele. Posso garantir que vai surpreender.

Até hoje o bairro da Saúde lembra de Prata Preta. E como tudo no Brasil acaba em Carnaval, existe o tradicional Cordão do Prata Preta.

Lota!

;)

**

O canal no YouTube está lotado de curiosidades históricas. Entra lá e se inscreva.

Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected] ou [email protected]

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.