Todos os horários
EGITO

Pesquisador propõe uma teoria para o perfeito alinhamento das Pirâmides de Gizé

O incrível apuro técnico com o qual foram construídas as Pirâmides de Gizé, no Egito, continua surpreendendo os cientistas. Um dos marcos arquitetônicos mais notáveis para a sua época é a perfeição com que estão alinhados cada um dos lados de suas bases com os pontos cardeais.

Vídeo relacionado:

O engenheiro e arqueólogo norte-americano Glen Dash afirma, em um artigo publicado no The Journal of Ancient Egyptian Architecture, ter descoberto o motivo pelo qual as pirâmides de Gizé estão quase perfeitamente alinhadas.

Segundo o pesquisador, os antigos egípcios aproveitaram o equinócio de outono, momento em que o Sol se coloca no ponto mais alto do céu, causando uma intersecção quase perfeita com a Linha do Equador, para traçar outra linha na qual, posteriormente, seriam construídas as pirâmides colossais. Para isso, eles utilizaram um instrumento chamado gnômon, uma longa haste que, ao ser fincada no solo, serve para medir o percurso da sua sombra, imitando o desenho do Sol no céu. Após obter um arco, os arquitetos tiveram apenas que juntar suas duas pontas para obter uma linha reta perfeitamente nivelada com os pontos cardeais terrestres.

Fonte: Live Science 

Imagem: WitR/Shutterstock.com