Todos os horários
EXTRATERRESTRES

O que diz a última mensagem enviada ao espaço em busca de vida alienígena?

O projeto SETI, dedicado exclusivamente à busca de vida extraterrestre inteligente, envia mensagens ao espaço, especialmente às zonas consideradas como provavelmente habitáveis, na tentativa de fazer algum tipo de contato.

Vídeo relacionado:

Em outubro deste ano o projeto enviou sua primeira mensagem à estrela GJ 273, conhecida também como Luyten, a 12 anos-luz de distância da Terra. Os astrônomos encontraram dois planetas potencialmente habitáveis que orbitam ao seu redor.

Um dos planetas, conhecido como GJ 273b, está a uma distância ideal da sua estrela, o que poderá ser um sinal de que, talvez, possua água em estado líquido, um elemento determinante para o desenvolvimento da vida.

Por três dias consecutivos, uma mensagem foi enviada em direção a essa região. Ela contém informações sobre matemática, aritmética, geometria, trigonometria e uma breve descrição sobre as ondas de rádio utilizadas para a emissão.

Além disso, foram incluídos 33 fragmentos de músicas de 10 segundos e um tutorial que explica a mecânica dos relógios e a precisão do tempo, com o objetivo de determinar se uma suposta inteligência extraterrestre conceituaria o tempo de uma forma semelhante à nossa.


Fonte: Europa Press