Passado Presente

O monumento de Oscar Niemeyer que derreteu na chuva

Por Ricardo Della Rosa, do canal Passado Presente

 

A história da Cidade de São Paulo tem muitas passagens interessantes e desconhecidas da maioria das pessoas - é o caso do monumento-símbolo do IV Centenário, projeto de Oscar Niemeyer que seria construído em concreto na entrada do Parque Ibirapuera. Ele foi amplamente usado em inúmeras lembranças do IV Centenário de São Paulo e se tornou um símbolo das comemorações da cidade.

 

Acontece que o formato projetado por Niemeyer não era possível de ser construído com os materiais e com a tecnologia da época, e a cada tentativa a estrutura simplesmente ia ao chão. As vésperas da inauguração do parque, a solução foi construir o monumento em juta e gesso - e torcer para não chover antes do dia 25 de janeiro. Logo após a inauguração, na primeira chuva, o monumento "derreteu" e sua estrutura acabou sepultada na entrada do parque. 

 

Recentemente encontrei em uma feira de antiguidades uma miniatura de presenteação da escultura de Niemeyer, oferecida pela Comissão do IV Centenário, em metal com base de madeira - com aproximadamente 30 centímetros. Na base uma placa em prata com as datas de fundação e do aniversário de São Paulo. Uma significativa peça da história de São Paulo.

Confira mais detalhes dessa história na pílula abaixo: 

 

Levei a miniatura para a frente do Auditório do Ibirapuera, construído em 2002 para completar o grupo de edifícios concebidos por Niemeyer. O símbolo do IV Centenário parece dançar uma valsa com a estrutura do auditório. Talvez a Prefeitura de São Paulo devesse considerar a construção do monumento na entrada do parque, tal qual a ideia original...

 

 


Ricardo Della Rosa é blogueiro, colecionador de antiguidades e pesquisador da história militar brasileira. Em seu canal do You Tube, Passado Presente, ele apresenta várias peças históricas, locais e personagens muito interessantes.