Todos os horários
Ta Na História

O inesquecível aniversário de 7 anos de Lima Barreto

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY, Ta Na História e Catraca Livre

 

Os múltiplos olhares de Lima Barreto despertam atenção. É impossível passar incólume pela obra do jornalista e escritor.

As crônicas e contos nos levam para cenários históricos. Em um piscar, podemos estar na praça XV ou no campo de Santana, redutos imperiais na então capital do Brasil. Em um outro piscar, podemos estar na Avenida Rio Branco ou na rua do Ouvidor, redutos da Belle Époque do Rio de Janeiro. 

O leitor não é mais um ao lado de Lima Barreto. E o dia 13 de maio de 1888 não passou desapercebido na trajetória – e obra - de Lima Barreto.

Negro, no dia da assinatura da Lei Áurea, ele completava 7 anos. Aproveitando a circunstância histórica, o pai do Lima Barreto levou o menino para assistir o evento que pararia o Paço Imperial. 

Quer saber o que aconteceu na festa de 7 anos de Lima Barreto? Aperte o play. 

 

A propósito: qual foi o seu aniversário inesquecível?

Lima Barreto se tornou um dos grandes nomes da nossa literatura, defensor dos direitos iguais entre negros e brancos e por aí segue a carreira de lutas. 

Tardiamente, Lima Barreto é o homenageado na Feira Literária de Parati de 2017.  

 


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.