Todos os horários
MEDICINA

O cérebro é capaz de “ver” o futuro; descubra como

Um estudo realizado por neurocientistas da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, chegou à conclusão de que nosso cérebro é capaz de prever o futuro imediato, fazendo uso da análise preditiva da realidade e dos objetos observados.

Vídeo relacionado:

O que ocorre é que os olhos se movem para observar o ambiente com uma frequência de quatro vezes por segundo, e o fazem antes que o cérebro possa processar a informação fornecida. Para evitar que o olhar se fixe erraticamente em objetos irrelevantes, o cérebro tem que antecipar o próximo movimento dos olhos.

O processo é bastante similar ao utilizado por carros com sistemas de condução autônoma, que são programados para prever o que vai acontecer durante a viagem com base nas observações que fazem do espaço circundante.

Os cientistas conseguiram determinar que nosso cérebro gera modelos preditivos, baseados em lembranças e situações similares. Desse modo, a informação criada no córtex cerebral, zona responsável por processar a informação visual, permite prever os eventos do futuro imediato.


Fonte: RT