Todos os horários
ESPAÇO

Novo estudo aponta evidência de água em formato líquido em Marte

Um novo estudo encontrou evidência da existência de água em formato líquido em Marte. A descoberta foi feita por meio do radar MARSIS, da missão espacial Mars Express, da Agência Espacial Europeia. O trabalho, de autoria de pesquisadores italianos, foi publicado na revista Science.

Vídeo relacionado:

De acordo com os cientistas, há um lago abaixo da calota polar do hemisfério sul do Planeta Vermelho. O radar MARSIS identificou a presença de água a cerca de 1600 metros abaixo da superfície. O lago se assemelha aos que existem na Groenlândia e porções antárticas da terra. 

"De acordo com nossa interpretação, os dados do radar apontam um corpo líquido estável em Marte", afirmaram os autores do estudo. Anteriormente, houve sugestões da existência de água no planeta, mas nenhuma evidência era tão promissora quanto esta. A hipótese de que haveria água nas calotas polares de Marte foi levantada pela primeira vez há cerca de 30 anos.

Agora os cientistas irão comparar os dados dessa pesquisa com resultados captados por outros radares. A pesquisa irá ajudar a compreender melhor como Marte evoluiu, além de fornecer dados para estudos sobre a habitabilidade do planeta. 


 Fonte: CNN

Imagem: Shutterstock.com