Todos os horários
GUERRAS

Morte por engano: a batalha absurda entre americanos e canadenses na Segunda Guerra Mundial

A Operação Cottage foi uma manobra das tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, cujo objetivo era recuperar o controle da Ilha Kiska, próximo ao Alasca, que estava sob o domínio dos japoneses desde junho de 1942.

Vídeo relacionado:

Em 15 de agosto de 1943, duas tropas aliadas, uma americana e outra canadense, desembarcaram em diversos pontos da ilha e se aproximaram da guarnição militar, supostamente sob o comando japonês. O que os atacantes não sabiam era que os japoneses haviam abandonado o local em segredo, um pouco antes do desembarque.

Quando estavam lá, as condições climáticas adversas, marcadas por temperaturas muito baixas e um nevoeiro constante e espesso, foram responsáveis por provocar um cenário de confusão que faria com que os dois exércitos amigos se enfrentassem por engano – ambos acreditavam que estavam atacando as forças do Eixo.

Embora a ilha tenha sido recuperada pelos Aliados, o enfrentamento absurdo resultou em 28 vítimas fatais, 24 americanas e 4 canadenses, além de centenas de feridos.

Fonte: La Brujula Verde