Todos os horários
MEDICINA

Mente continua funcionando mesmo depois da morte clínica

Funções cerebrais continuam ativas mesmo depois do coração ter parado de bater. 

Vídeo relacionado:

Pesquisadores da Langone School of Medicine, em Nova York, nos Estados Unidos, afirmaram, após um longo estudo, que a consciência humana não desaparece depois que a morte clínica é anunciada. Para chegar a essa conclusão, eles se basearam em centenas de casos nos quais os pacientes, após serem declarados mortos legalmente, voltam à vida e dão detalhes impressionantes sobre o movimento de médicos e enfermeiras ao seu redor.

Sam Parnia, diretor de pesquisa de cuidados intensivos e reanimação na NYU Langone School of Medicine, explica que a morte clínica ocorre no momento em que o coração para de bater. Depois disso, vem a morte cerebral. Entretanto, o pesquisador afirma que várias funções cerebrais continuam ativas até algumas horas depois de o coração estar inativo.

Parnia está convencido de que, na primeira fase da morte, os seres humanos podem experimentar algum tipo de consciência, o que explicaria o porquê de algumas pessoas que tiveram experiências próximas à morte conseguirem regressar transformadas positivamente e se tornarem seres humanos mais altruístas e comprometidos em ajudar os outros.


Fonte: RT

Imagem: Shutterstock