Todos os horários
DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA

Menina de 8 anos encontra espada milenar em lago na Suécia

Uma menina de 8 anos fez uma descoberta fantástica durante uma brincadeira em um lago na Suécia. Enquanto nadava, Saga Vanecek simplesmente encontrou uma espada que remonta a uma época anterior aos vikings. Especialistas acreditam que o artefato possa ter cerca de 1500 anos.

"Senti algo na água e levantei essa coisa. Vi que tinha uma empunhadura e falei para o meu pai que parecia uma espada", disse a garotinha. A relíquia estava no lago Vidöstern, onde a família de Saga tem uma casa de veraneio. Devido a uma seca, o nível da água estava baixo, o que facilitou a descoberta.

Andy Vanecek, pai da menina, disse que inicialmente pensava que a filha tinha encontrado um galho estranho. Só após levar o objeto para ser analisado é que ele se deu conta de que poderia ser um tesouro arqueológico.  "Não é todo dia que você tropeça em uma espada no lago!", disse Mikael Nordström, do Museu Jönköpings Läns, para onde foi levada a peça.

A espada tem cerca de 85cm de comprimento e está muito bem preservada, incluindo sua bainha, feita de madeira e couro. Após a descoberta, arqueólogos decidiram fazer novas buscas no lago. Eles acreditam que o local pode abrigar outros artefatos históricos.

 


 Fonte: BBC

Imagem: Museu Jönköpings Läns/Divulgação