Todos os horários
cerebro

Mais uma capacidade fascinante do cérebro humano é descoberta

A revista Nature publicou recentemente um artigo assinado por Thomas Andrillon, pesquisador da L’université de recherche Paris Sciences et Lettres, na França, no qual são detalhadas suas descobertas com relação à capacidade do cérebro humano para aprender durante o período de sono.


Vídeo relacionado:
Andrillon e sua equipe fizeram 20 voluntários escutarem um padrão de ruído branco. Alguns foram expostos a sequências de sons durante a vigília, outros na fase REM do sonho e outros enquanto dormiam profundamente.

Mais tarde, os pesquisadores confirmaram que os sujeitos que haviam escutado o ruído branco durante a fase REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês) eram capazes de reconhecer o padrão com muito mais facilidade que outros voluntários.

Andrillon explicou em uma entrevista concedida à BBC: “O que fizemos foi usar uma forma peculiar de assimilação chamada aprendizagem do som acústico. É uma forma de aprender bastante complexa porque o material que você assimila é o ruído branco acústico, que é completamente aleatório”.

Essa descoberta pode fornecer dados conclusivos sore a relação estreita entre o processo do sonho e a memória. Além disso, e de acordo com cientistas, ela poderá ajudar a desenvolver métodos terapêuticos úteis para apagar lembranças traumáticas e combater fobias.


Fonte: BBC

Imagem: Shutterstock