Ta Na História

Italianos e paulistanos em fúria: a história pouco conhecida do violento conflito ítalo-paulista em São Paulo

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Ta Na História

Se você perdesse uma grana por causa de quebras de contratos, revoluções... o que você faria?

Com a chegada da república, muitos acordos firmados no Império foram esquecidos. Além disso: com o início turbulento, várias revoluções estouraram no país, como a federalista no Sul, gerando prejuízos.

Você, vamos dizer assim, não tem nada a ver com o que aconteceu em novembro de 1889 e nem com os ânimos alterados nos quatro cantos do Brasil. Você quer é seguir em frente, tocar sua vida.

Em 1896, os italianos que estavam em São Paulo responderam rapidinho a pergunta que abre esse texto. Eles foram para cima do Governo reivindicando o dinheiro perdido por causa das atitudes dos outros. 

Eram tantas reclamações que o Governo brasileiro, com aprovação do congresso nacional, veja bem, resolveu fazer um acordo com os italianos.

O Brasil pagaria indenização. Ninguém vai perder nada.

Ninguém?

Aí estava o problema. Os paulistanos, que também sentiram no bolso, tal qual os estrangeiros, foram ignorados.

Imagina só a situação. Imagina se fosse com você.

Óbvio que os brasileiros também bateram na porta do Governo exigindo reparação de perdas.

A negação começava a ser ensaiada. Só um lado seria contemplado.

Não daria certo – nem ontem, nem hoje, nem nunca.

Protestos nas ruas da capital paulista. E protestos provocativos.

Estudantes da faculdade de direito do Largo do São Francisco queimaram pedaços de panos com as cores da Itália. Berravam para não pagarem nada aos italianos, que representavam quase 50% dos moradores de São Paulo.

Reação do outro lado? Sim.

O cônsul italiano, que tinha apoiado o pagamento brasileiro das indenizações, ao invés de ser diplomata, incorporou Nero e jogou gasolina: liderou manifestação contra os brasileiros.

Daí para frente foi ladeira à baixo. Violência braba. Feridos e até mortos.

Esse episódio ficou (pouco) conhecido como Protocolos Italianos. 

Quer saber o final? Aperta o play!

 

Dica de ouro: aproveite e se inscreva no youtube.com/tanahistoria. Têm muitos outros vídeos sobre personagens e fatos marcantes da história.

Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.