Todos os horários
Ta Na História

A incrível história da Segunda Guerra Mundial que não acabou em 1945

Por Thiago Gomide do Tá na História, em parceria com o Catraca Livre.

Parceria HISTORY, Ta Na História e Catraca Livre

Hiroo Onoda, oficial do exército japonês, só descobriu que a segunda mundial tinha terminado quase 30 anos depois.

Ele foi enviado, junto com um grupo de guerrilheiros, para a selva das Filipinas com o propósito de impedir qualquer ação dos Aliados.

Desde o começo, aquela ida do Onoda e de seus companheiros foi uma furada. Eles tiveram que entrar em pequenas brigas por alimentos, passaram fome, frio, ficaram sem comunicação...

Aperta o play pra entender melhor o que aconteceu.

O tempo foi passando e os colegas do Onoda foram morrendo. O Japão até tentou avisar que a guerra tinha acabado, que tava todo mundo liberado de suas obrigações militares, mas ele não acreditava.

Hiroo Onoda só acreditou que estava liberto quando o chefe que assinou sua ida para a selva foi lá e disse que era pra voltar pra casa.

Ele foi recebido com festa, um símbolo da resistência japonesa.

Mas Hiroo Onoda não esquentou lugar no Japão. Logo, logo, ele pegaria um avião e terminaria sua intensa vida em terras brasileiras.

A primeira parada foi o bairro da Liberdade, em São Paulo. A segunda parada foi Mato Grosso do Sul, onde cuidou de boi e vacas.

Se você conhece alguma história incrível, escreva pra mim no [email protected]

Até semana que vem!

Tchau,tchau.


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.