Todos os horários
O UNIVERSO

Humanidade é convocada a escrever "mensagem final" a civilizações extraterrestres

Cientistas da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, lançaram uma campanha mundial com o objetivo de elaborar uma última mensagem para as sondas Voyager, antes que elas sejam desligadas. Essa mensagem final dos terráqueos é destinada a possíveis habitantes de outros planetas.

[VEJA TAMBÉM:Sonda Cassini faz sobrevoo arriscado em busca por sinal de vida extraterrestre]


As Voyager 1 e 2 foram lançadas em 1977 com o objetivo de explorar e registrar imagens de nosso Sistema Solar. Prevendo a possibilidade de que, em sua jornada pelo Universo, elas pudessem se deparar com vida extraterrestre, em ambas as naves foram colocados discos de gramofone com música, sons, saudações em diversos idiomas e imagens da Terra na década de 70.


Christopher Riley, responsável pela campanha da “mensagem final”, sugere que a informação contida nesses “discos de ouro”, não tem muito a ver com a realidade atual da humanidade, por isso, para colocá-la em dia, propõe enviar uma mensagem às Voyager antes que sua energia elétrica acabe e elas percam o contato com nosso planeta, o que acontecerá, segundo os cálculos, em meados da próxima década.

Para que essa transmissão tenha sucesso, o texto deve conter, no máximo, mil caracteres. Embora esse tamanho não seja muito extenso, ele é suficiente para que a humanidade envie ao espaço sideral sua mensagem final. Será que ela alcançará seus destinatários?

CLIQUE AQUI E AJUDE A PRESERVAR PAISAGENS INCRÍVEIS. Fonte: RT

Imagem: JPL/NASA