Todos os horários
Ta Na História

A história do Jogo do Bicho: de salvação de zoológico à contravenção

Por Thiago Gomide do Tá na História, em parceria com o Catraca Livre.

 

Parceria HISTORY, Ta Na História e Catraca Livre

 

 

 

O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, que ficava em Vila Isabel, estava numa pindaíba danada. Com a saída da Monarquia e a entrada da república, a grana que ia para o Zoológico foi cortada.

Era preciso encontrar saídas rápidas para manter aquele mundo. Barão de Drummond, dono do zoológico, resolveu tirar da caixola uma saída genial.

Por que não fazer do ticket de entrada parte de uma loteria? Isso criou uma verdadeira coqueluche no Rio de Janeiro.

Quais foram as consequências disso? Barão de Drummond foi o primeiro bicheiro? Ele ganhou dinheiro? Aperta o play para saber os detalhes.

Com a morte do Barão de Drummond, o jogo do bicho foi ganhando outras cores.

E a pessoa que mais personificou o bicheiro foi Castor de Andrade. Também falo dele no vídeo.

Castor de Andrade era filho de apontadores do jogo do bicho. Zizinho, pai de Castor de Andrade, foi presidente do Bangu. O Bangu foi campeão do Campeonato Carioca de 1966. Com ajuda financeira do Castor, claro. Castor de Andrade também investiu no Carnaval: a Mocidade foi campeã de vários carnavais com apoio financeiro do bicheiro. Em 1985, o Bangu foi vice-campeão Brasileiro. Castor de Andrade chegou a treinar o time do Bangu. Após a morte de Castor de Andrade, a guerra por quem ocuparia seu lugar teve desfechos sangrentos.

 

O canal no YouTube está lotado de curiosidades históricas. Entra lá e se inscreva.  ;)

Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.