Todos os horários
GUERRAS

Gênio que decifrar código da Segunda Guerra ganha 40 mil euros

Um empresário europeu ofereceu 40 mil euros para a pessoa que conseguir decifrar um complicado código secreto, criado e utilizado durante a Segunda Guerra Mundial.

 

[VEJA TAMBÉM: Garoto escapa do Estado Islâmico (ISIS) e conta ao mundo sua experiência] 

 

Trata-se de Dídac Sánchez, um empresário espanhol, fundador de uma empresa catalã de software de criptografia, que lançou um concurso internacional, do qual já participam mais de 2 mil pessoas de 30 países, até o momento sem sucesso.



No início, a recompensa para quem conseguisse decifrar esse código secreto era de 25 mil euros, mas as tentativas fracassadas levaram o empresário a incentivar ainda mais o trabalho, oferecendo até 40 mil euros ao gênio que cumprisse a missão. 

 


A história desse desafio começou no Reino Unido, quando, em 1982, David Martin encontrou o esqueleto de um pombo-correio enquanto reformava a chaminé de sua casa. O pombo levava consigo uma cápsula vermelha, presa a uma de suas patas, em cujo interior foi encontrada uma mensagem cifrada que os serviços de inteligência não conseguiram decifrar até hoje.


A mensagem está escrita em um papel fino, tipo seda, e é formada por 27 códigos, cada um deles compostos por cinco letras ou números. Ele foi assinado pelo sargento W. Stot, de quem se desconhecem mais informações.

 


Fonte: europapress.es
Imagem: syachin/Shutterstock.com