Todos os horários
mongólia

Genghis Khan pode ter gerado mais de 16 milhões de descendentes

O líder mongol Genghis Khan teve muitos filhos com diferentes mulheres. Um estudo sugere que mais de 16 milhões de homens no mundo seriam descendentes genéticos dele. Na área do antigo Império Mongol, que cobre uma vasta área da China e do Irã, além de partes da Rússia e da Europa, mais de 8% dos homens podem descender do líder. Somente homens entraram no estudo por causa da dependência do cromossomo Y, só existente neles, para a análise de linhagem. 

Vídeo relacionado:

Genghis Khan nasceu na Mongólia e viveu entre 1162 e 1227. Seu primeiro casamento foi aos 16 anos, mas ele teve muitas outras esposas e amantes durante a vida. Suas conquistas eram brutais e, em cada território que invadia, escolhia muitas mulheres para seu harém. Alguns estudos sugerem que ele tenha engravidado mais de 1.000 mulheres, mas o número de filhos que teve é desconhecido. 

Os autores do estudo acreditam que essa peculiaridade de DNA encontrada em homens modernos pode ser traçada até Genghis Khan por dois motivos. Primeiro, eles descobriram que esses traços vieram de um ancestral comum que viveu durante o império de Khan, que se estendia da China até o Oriente Médio, abrangendo partes da Europa. Depois, eles acreditam que só alguém muito poderoso que viveu naquela época e local poderia espalhar essa carga genética de forma tão avassaladora. Khan se encaixa perfeitamente como o principal suspeito para a façanha.

Os herdeiros de Genghis Khan também eram extremamente promíscuos e férteis. Um de seus filhos teve 40 filhos com esposas e concubinas, além de ter engravido muitas outras mulheres. Isso contribuiu para expandir sua genética pelo continente e além dele. O sucesso reprodutivo da linhagem é atribuído ao alto status social, um grande número de esposas e à baixa mortalidade de descendentes. O aumento do uso de cavalos para transporte também ajudou a transmitir os genes para locais mais distantes. 


Fonte: The Vintage News 

Imagem: Shutterstock.com