Todos os horários
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Fotos de soldados nazistas fazendo cross-dressing na 2ª Guerra são encontradas por colecionador

Imagens inusitadas de soldados nazistas vestidos com roupas femininas foram compiladas por um colecionador alemão de fotos de guerra. Martin Dammann encontrou centenas de registros desses homens usando saias, vestidos, lingerie e maquiagem. O material foi publicado em um livro chamado "Soldier Studies - Cross-Dressing in der Wehrmacht" (Estudos de Soldados - Cross-Dressing nas Forças Armadas, em tradução livre). 

O colecionador encontrou as fotos quando pesquisava sobre a vida de soldados do Terceiro Reich. O material é intrigante porque os nazistas reprimiram e mataram milhares de homossexuais durante a Segunda Guerra Mundial. "Se as imagens não existissem, não acreditaria", disse Dammann.

Não se sabe ao certo as circunstâncias de produção das fotografias. As imagens vieram de diversas fontes diferentes. Dammann acredita que os soldados poderiam se vestir de mulher para celebrar o Carnaval. 

[VEJA TAMBÉM: As fotografias íntimas que Hitler quis esconder do mundo]

De acordo com o sociólogo Harald Welzer, manifestações parecidas não eram incomuns e também aconteciam entre soldados americanos e britânicos. Essas imagens eram registradas durante festas ou celebrações promovidas para aliviar o estresse da guerra. 

 

Vídeo relacionado:


 Fontes: Folha de S. Paulo, O Globo e Observador

Imagens: Editora Hatje Cantz/Reprodução