Todos os horários
GRÉCIA ANTIGA

Encontrada na Grécia cidade perdida da época da Guerra de Troia

Arqueólogos anunciaram que encontraram na Grécia uma cidade histórica perdida. De acordo com a tradição, Tenea teria sido fundada por sobreviventes da Guerra de Troia no século 12 ou 13 a.C. Até agora, não havia provas de que o local tivesse realmente existido.

De acordo com o Ministério da Cultura do país, nas ruínas foram encontradas joias e cerâmicas que indicam que o local realmente se trata da cidade lendária. Pouco se sabe a respeito de Tenea, além do fato de ela ter sido fundada por troianos que haviam sido prisioneiros do rei Agamenon de Micenas na Guerra de Troia. Segundo a lenda, a comunidade prosperou até o fim do Império Romano, quando a cidade teria sofrido com a invasão dos Godos.

Vídeo relacionado:


Pesquisadores escavavam há cinco anos a área de Chiliomodi, próxima ao Peloponeso. A equipe se concentrava em antigos cemitérios, até que encontrou um assentamento, que eles acreditam ser a cidade de Tenea. "É importante que as ruínas da cidade, estradas pavimentadas e estrutura arquitetônica vieram à luz", disse a arqueóloga Elena Korka.

Ruínas da cidade de Tenea

No local, os arqueólogos encontraram vasos, joias feitas de ouro e bronze e duzentas moedas raras da época helenística. Alguns objetos são inusitados, como um dado feito de osso e um anel de ferro decorado com imagens do deus egípcio Serápis e do cão de três cabeças Cérbero. Também foi encontrado um jarro contendo os restos de dois fetos humanos. Além disso, foram descobertos pisos de mármore e paredes de edificações.

De acordo com os pesquisadores, os habitantes de Tenea eram ricos. Como o local ficava na rota entre duas cidades importantes, Corinto e Argo, acredita-se que o comércio deveria ser próspero por lá. Apesar da descoberta importante, Tenea permanece um mistério. Novas escavações podem trazer informações adicionais sobre o povo que vivia na localidade.  


 Fonte: IFLSCience

Imagem: Ministério da Cultura da Grécia