CURIOSIDADES

Fenômeno deixa Leste Europeu parecendo um cenário marciano

Recentemente, as montanhas do Leste Europeu foram cenário de um fenômeno de encher os olhos. A neve que cobria as partes altas da região apresentava uma coloração alaranjada, alterando o familiar panorama de brancura. Muitas pessoas compararam a imagem a um cenário marciano.

Vídeo relacionado:

Mas o que aconteceu por lá? A explicação é simples: o fenômeno ocorre devido à areia do deserto do Saara. Além da areia, poeira e partículas de pólen são carregadas por tempestades que atingem o norte da África e são levadas até a Europa. Lá, se misturam com a chuva na atmosfera, caindo com a aparência de neve alaranjada. De acordo com meteorologistas, isso ocorre aproximadamente a cada cinco anos. 

As cenas inusitadas ocorreram na Rússia, Ucrânia, Bulgária e Romênia. As montanhas ficaram parecendo mais com dunas em uma praia ou com a superfície de Marte. As redes sociais foram inundadas de fotos registrando o fenômeno. 

Em outubro de 2018, aconteceu algo parecido. A areia do Saara levada para Europa pela Tempestade Ophelia misturou-se na atmosfera com restos de incêndios florestais que atingiam Portugal e Espanha. Com isso, o céu do Reino Unido e outras partes da Europa adquiriu um apocalíptico tom avermelhado.

Fonte: IFLScience

Imagem: Margarita Alshina/Instagram/Reprodução