Todos os horários
Dinossauros

Este foi o maior animal que já andou pela Terra

Com o pescoço erguido, Patagotitan Mayorum atingia altura equivalente a de um prédio de 7 andares

Vídeo relacionado:
Uma equipe internacional de paleontólogos apresentou recentemente o Patagotitan Mayorum, o maior dinossauro que já existiu sobre a face da Terra. Os cientistas publicaram os resultados de sua pesquisa na revista da Real Sociedade Britânica.

Trata-se de um dinossauro que habitou o planeta há 100 milhões de anos, no início do período Cretáceo. Em 2012, os pesquisadores haviam encontrado na Patagônia argentina os restos fossilizados de seis espécimes. E depois de quase cinco anos de trabalho, os resultados das análises estão prontos. O Patagotitan teria um comprimento médio de 37 metros e, ao erguer o pescoço, ultrapassaria os 20 metros de altura. Seu peso aproximado era de 76 toneladas.

Pagatotitan Mayorum

O animal ancestral pertence à família dos titanossauros. “Dentre os saurópodes, essa linhagem possui os valores mais díspares de massa corporal, incluindo todos os saurópodes menores e os maiores conhecidos”, explica um porta-voz da equipe.

Eram animais herbívoros, cuja existência centrava-se quase exclusivamente em obter grandes quantidades de alimento, necessárias para o funcionamento de seus corpos.


Fonte: BBC

Imagem: G. LIO/PA WIRE e Levi Bernardo, via Wikimedia Commons