Todos os horários
EXTRATERRESTRES

Especialistas não sabem o que está enviando sinais de rádio da estrela Ross 128

O sinal, limitado e fraco, está quebrando a cabeça dos persquisadores. 

Vídeo relacionado:
Pesquisadores do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, detectaram um “estranho sinal de rádio” procedente da estrela Ross 128, uma anã-vermelha localizada a 11 anos-luz da Terra. Segundo os cientistas, que ainda estão buscando explicações, ainda é muito cedo para afirmar se se trata de uma mensagem intencional, apesar de não descartarem nenhuma possibilidade.

Tudo ocorreu em maio, quando uma equipe de cientistas do Planetary Habitability Laboratory utilizava o telescópio de Arecibo, um dos maiores do mundo, para observar anãs-vermelhas próximas à Terra. Enquanto a banda C era medida, ou seja, frequências entre 4 e 5 GHz, o especialista Abel Méndez detectou sinais de rádio muito peculiares, que provinham de uma das estrelas estudadas.

Para os cientistas, há três possíveis explicações: ou os sinais seriam emissões próprias da estrela, causadas por labaredas do Tipo II, ou emissões procedentes de algum outro objeto, situado no mesmo campo de visão, ou o clarão do motor de algum satélite terrestre orbitando em uma altura muito baixa. Infelizmente, nesse caso, o sinal detectado é muito limitado para poder ser ouvido com outros telescópios - exceto o FAST, um radiotelescópio chinês que está fora de serviço atualmente.


Fonte: ABC

Imagem: Shutterstock