Todos os horários
BÍBLIA

Escultura encontrada em Israel pode representar rei bíblico

Uma pequena escultura de uma cabeça encontrada por arqueólogos em Israel está intrigando pesquisadores. Tudo indica que o artefato de três mil anos representa um monarca da era bíblica. Mas que rei seria ele?

Vídeo relacionado:

Devido à coroa que ostenta, especialistas acreditam que a figura reproduza a imagem de um nobre. O objeto foi encontrado no sítio arqueológico de Tel Abel Beth Maacah, no norte do país. De acordo com arqueólogo Robert Mullins, o local ficava próximo de três antigos reinos. "Por isso não sabemos se a imagem representa o Rei Ahab de Israel, Rei Hazael de Aram-Damasco ou o Rei Ethbaal de Tiro, governantes citados na Bíblia e em outras fontes", disse.

A estatueta mede apenas 5,5 por 5 centímetros e foi esculpida em faiança, uma espécie de cerâmica vidrada, misturada com cobre, que dá à figura um tom ligeiramente esverdeado. Alguns arqueólogos suspeitam que a cabeça fazia parte de um corpo inteiro, mas não é possível ter certeza disso.

A cabeça é uma das figuras mais raras e inusitadas já encontradas daquele período. Segundo especialistas, obras de arte produzidas naquela região durante o século IX a.C não costumam apresentar tanta qualidade.


 Fonte: IFLScience

Imagem: Gaby Laron/The Hebrew University of Jerusalem/Reprodução