Todos os horários
ARQUEOLOGÍA

Encontrado edifício construído com caveiras humanas no México

Templo com mais de 650 caveiras estava sob a própria Cidade do México.

Vídeo relacionado:
Uma equipe de arqueólogos do INAH (Instituto Nacional de Antropologia e História), no México, descobriu recentemente um edifício subterrâneo de origem asteca, construído com mais de 650 caveiras humanas.

O antigo templo foi encontrado debaixo da terra que uma vez abrigou a capital asteca de Tenochtitlán, território que faz parte atualmente da Cidade do México. Os pesquisadores acreditam que o templo seria o Huey Tzompantli, uma estrutura erguida com o objetivo de assustar os conquistadores espanhóis e prestar homenagens a Huitzilopochtli, deus da guerra.

Crânios astecas

Cranios astecas

Após analisar os restos ósseos encontrados, os arqueólogos conseguiram determinar que a maioria deles pertenceu a mulheres e crianças. Essa informação contradiz a crença histórica, que afirmava que, para a construção de templos desse tipo, os astecas utilizavam apenas ossos de guerreiros. Embora tenham existido mulheres guerreiras, os pesquisadores ainda não conseguiram esclarecer o porquê da presença de crânios infantis.

Nos relatos escritos pelos conquistadores europeus, há várias referências a esses edifícios, que, por décadas, espalharam o terror nas tropas coloniais.


Fonte: Playground

Imagem: Reuters (Henry Romero)