Todos os horários
JULIO VERNE

Encontrada "cápsula do tempo" que seria de Júlio Verne

Arqueólogos acreditam que o escritor pode ter escondido ali alguns documentos inéditos.

Vídeo relacionado:
Após um estudo meticuloso sobre várias passagens da obra extensa de Júlio Verne, utilizando algoritmos complexos de geoposicionamento, uma equipe de arqueólogos e historiadores da Universidade Paris Descartes e do The Explorers Club, em Nova York, fez uma descoberta extraordinária, relacionada ao famoso escritor: uma caixa metálica do final do século XIX.

A caixa estava enterrada na região da Occitânia, perto dos Pirineus franceses, e sua descoberta exigiu um trabalho exaustivo com drones e georadares. Os pesquisadores acreditam que se trata de uma espécie de “cápsula do tempo”, na qual Verne poderá ter colocado documentos inéditos.

Um primeiro estudo realizado com raios-X revelou algumas pistas sobre o conteúdo da caixa misteriosa: documentos, livros e objetos metálicos de diferentes formas e tamanhos, que poderão estar deteriorados por causa da umidade do terreno e da passagem do tempo. A caixa também possuía gravuras no seu exterior, mas estão pouco legíveis devido à oxidação.

Embora ainda não haja provas concretas sobre a relação de Júlio Verne com a caixa, a expectativa é muito alta. Nos próximos meses, será iniciada a segunda parte do projeto, cujo objetivo é revelar o conteúdo misterioso e torná-lo público. 


Fonte: ABC

Imagem: L'Université Paris Descartes/PR Newswire