Todos os horários
pré-história

Desenho mais antigo do mundo é descoberto em caverna na África do Sul

Arqueólogos encontraram o desenho mais antigo do mundo em uma caverna na África do Sul. Estima-se que a imagem tenha entre 70 mil e 100 mil anos. A inscrição, feita em um fragmento de pedra, representa um padrão de linhas simples, de coloração vermelha.

Vídeo relacionado:

De acordo com Francesco d’Errico, da Universidade de Bordeaux, na França, este é o primeiro desenho conhecido da história da humanidade. "O que ele significa? Eu não sei. Sei apenas que o que pode parecer algo abstrato para nós, pode ter sido importante para as pessoas da sociedade tradicional que produziu a imagem", disse o pesquisador, que é membro da equipe responsável pela descoberta.

Os desenhos mais antigos descobertos até hoje eram pelo menos 30 mil anos mais recentes do que a inscrição encontrada na caverna de Blombos, na África do Sul. Quente no inverno e fresco no verão, o local deve ter servido de abrigo para alguns dos primeiros humanos que se deslocavam pela região onde hoje fica a Cidade do Cabo.  A imagem foi descoberta por acaso, quando os pesquisadores limpavam artefatos encontrados no sítio arqueológico. 

Agora, os pesquisadores irão analisar as marcas (seis linhas finas cruzadas por três outras) para tentar descobrir mais sobre o tesouro arqueológico. Eles presumem que a imagem fazia parte de um desenho maior. "Podemos ver claramente que é um desenho em uma superfície lisa. É minúsculo, mas impressionante", disse Christopher Henshilwood, da Universidade de Bergen, na Noruega.


 Fonte: The Guardian

Imagem: Craig Foster/Universidade de Bergen/Reprodução