Todos os horários
PALEONTOLOGIA

Descoberta no Brasil espécie mais antiga do mundo de dinossauro de pescoço longo

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta por pesquisadores do Rio Grande do Sul. A equipe da Universidade de Santa Maria encontrou três animais pré-históricos fossilizados na cidade gaúcha de Agudo. Esta é a primeira descoberta de esqueletos completos de dinossauros no Brasil.

Vídeo relacionado:


Segundo os pesquisadores, os ossos estão em bom estado de conservação. A espécie foi batizada de Macrocollum itaquii. Estima-se que os esqueletos fossilizados tenham cerca de 225 milhões de anos.

Os animais tinham cerca de 3,5 metros de comprimento. De acordo com os cientistas, a principal característica da espécie é o pescoço extremamente longo. O paleontólogo Rodrigo Temp Müller explica este é o dinossauro de pescoço longo mais antigo descoberto no mundo.

O dinossauro descoberto no Rio Grande do Sul era herbívoro. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao analisar a dentição do fóssil. O pescoço longo do animal pode ter sido uma vantagem, pois assim ele conseguiria se alimentar de vegetação mais alta. Os fósseis ficarão abrigados no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia na cidade gaúcha de São João do Polêsine, onde estarão à disposição de pesquisadores e do público. 


 Fonte: G1

Imagens: Ilustração por Márcio Castro/CAPPAUFSM/Divulgação e Foto por Rodrigo Temp Müller/CAPPAUFSM/Divulgação