Todos os horários
pré-história

Criança neandertal pode ter sido devorada por pássaro gigante na Era do Gelo

Uma nova descoberta sugere que a Era do Gelo foi um período ainda mais assustador do que se imaginava. Pesquisadores encontraram na Polônia os restos de uma criança neandertal que teria sido devorada por um pássaro gigante. Os fragmentos de ossos de dedos estavam em uma caverna.

Vídeo relacionado:

A princípio, os cientistas achavam que os ossos fossem de algum animal, mas ao investigarem concluíram que eles pertenciam a uma criança entre 5 e 7 anos de idade. "Não temos dúvidas de que se trata de restos de neandertal", disse o professor Pawel Valde-Nowak, da Universidade de Jagiellonian, em Cracóvia. 

Segundo os cientistas, os ossos possuem pequenos buracos, indicando que eles atravessaram o sistema digestivo de um grande pássaro. Os cientistas não têm certeza de que a criança tenha sido atacada pela ave. Eles também trabalham com a hipótese de que o animal possa ter comido o corpo sem vida do pequeno neandertal.

Pode parecer um pouco implausível que uma ave devorasse uma criança, mas muitas espécies atuais são predadoras vorazes.  A extinta águia-de-haast, que habitava a Nova Zelândia até o século XV, possuía garras capazes de atravessar ossos humanos.  


Fonte: IFLScience

Imagem: Max Planck Institute/Reprodução