Agora
TRATO FEITO
02H30
TRATO FEITO
03H00
MILAGRES
Todos os horários
GUERRAS

Conheça o truque de mágica que evitou uma guerra

Jean Eugène Robert-Houdin (1805-1871) é considerado por muitos o pai do ilusionismo moderno. Tanto é assim que o grande escapista Harry Houdini adotou seu nome artístico em homenagem ao seu antecessor francês.

Vídeo relacionado:

Nascido na cidade de Blois, na França, Robert-Houdin descobriu cedo sua paixão pela magia e foi discípulo dos maiores ilusionistas da época. Em 1843, graças ao mecenato de um conde, ele montou seu próprio espetáculo no centro de Paris, onde triunfou com seus truques originais.

Após a ascensão de Napoleão III ao poder, o ilusionista foi enviado à Argélia com a missão de convencer a população rural, profundamente supersticiosa, a se submeter ao domínio francês.

Sua missão na África teve um momento crítico quando, em 1856, ele desafiou um cidadão argelino a lhe dar um tiro e, diante do olhar atônito de todos os presentes, pegou a bala com a boca. Esse truque teve um impacto tão grande no imaginário da época que, segundo vários historiadores, foi capaz de impedir uma guerra entre a população local e seus colonizadores.

Fonte: La Brujula Verde