LOUCO POR CARROS

Conheça o novo jeito de voar que parece ter saído do Guerra nas Estrelas

Quem vê a imagem que ilustra este texto até lembra de uma das engenhocas da série de cinema Guerra nas Estrelas, mas não é nada disso. Os engenheiros da companhia britânica Malloy Aeronautics desenvolveram o primeiro protótipo do que será sua aeromoto; de acordo com seus próprios criadores, nada menos que uma nova maneira de voar. Na verdade, os testes realizados sobre essa aeromoto experimental demonstram que seu design a permite realizar praticamente as mesmas manobras que um helicóptero. Sobre seu aspecto aerodinâmico e vanguardista, Chris Malloy, presidente da empresa, disse: “A razão pela qual projetamos um quadricóptero, e não um bicóptero, é que, agora, graças às novas tecnologias, é muito mais eficaz controlar um veículo utilizando quatro motores independentes. Além disso, é muito mais barato do que quando comecei a trabalhar nesse protótipo”.

O modelo testado foi confeccionado em escala e os primeiros testes apresentaram resultados surpreendentes, que, em muitos casos, acabam superando a performance dos drones mais sofisticados do mercado. Para chegar a um objetivo final que permita fabricar em série a primeira aeromoto da história, a companhia colocou à venda seu protótipo.

“Uma das vantagens de uma aeromoto em relação a um helicóptero é que ela pode voar entre as árvores de maneira segura. O rotor é um problema para os helicópteros, mas, aqui, eliminamos essa dificuldade, protegendo as pás da hélice do solo e de outros obstáculos no ar. Os helicópteros são muito mais complexos, e a aeromoto é simples, além de segura e robusta”, afirmou Malloy.

Além de poder funcionar como veículos de assistência em operações de resgate de emergência, a aeromoto seria muito mais econômica que um helicóptero.

Fonte: Euronews