envelhecimento

Conheça a nova classe de remédios que pode retardar dramaticamente o envelhecimento

Os senolíticos parecem ser a nova sensação do momento no processo contra o envelhecimento, o que inclui um coração livre de doenças por mais tempo e também uma maior qualidade de vida para esta etapa da vida. Estudos conduzidos por pesquisadores do The Scripps Research Institute (TSRI), laboratório de biomedicina dos EUA, e diversas instituições norte-americanas indicam que este tipo de substância poderia retardar ou prevenir doenças relacionadas com o envelhecimento.

Essa nova substância, que está sendo testada em camundongos, age nas células que pararam de se dividir por conta do nosso envelhecimento. Os pesquisadores agora tentam encontrar maneiras de aplicar o tratamento em humanos.

No momento existem dois tipo de senolíticos no mercado: o dasatinib (para o cancro) e a quercetina, um composto natural. De acordo com o estudo, foi realizada uma combinação destes dois compostos em cobaias, e o resultado deixou os pesquisadores animados, provocando um retardamento no processo de envelhecimento dos camundongos, com melhoras no sistema cardiovascular. O mais notável é que o efeito durou pelo menos sete meses após o tratamento com as drogas. Vale lembrar que ainda precisam ser realizados mais testes antes da aplicação dessa substância em humanos, por conta dos efeitos colaterais.

Fonte: Science Daily

Imagem: Copyright: Piotr Marcinski - Shutterstock.com‏