CURIOSIDADES

Cientistas gravam conseguem gravar misteriosos sons da parte mais profunda do oceano

Se um dia você pudesse ir ao lugar mais profundo do oceano, qual barulho esperaria escutar dos confins das profundezas?

Se a resposta é um silêncio mortal, talvez você precise rever alguns conceitos. Pelo menos foi isso o que revelou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), Universidade do Estado de Oregon e a Guarda Costeira dos EUA

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



Pesquisadores enviaram um hidrofone revestido de titânio até a parte mais profunda da Fossa Mariana, o local conhecido como Challenger Deep, que fica a 11,2 km abaixo da superfície, no Oceano Pacífico. 

O áudio capturado pelo hidrofone da NOAA é assustadoramente barulhento como você pode conferir nos áudios abaixo. Nas gravações, é possível ouvir os sons de uma baleia dentada ou golfinho, uma baleia de barbatanas e até de um terremoto que aconteceu perto de Guam.

Para capturar estes sons, os pesquisadores tiveram que ter muito cuidado com o envio do equipamento para um local tão profundo e escuro sem danificá-lo. Um dos cuidados foi o de baixar o hidrofone mais lentamente do que cinco metros por segundo - vale lembrar que na parte inferior da trincheira de Mariana, a pressão atmosférica é superior a 16.000 psi. O gravador foi enviado em julho de 2015 e capturou sons por 23 dias seguidos. Os pesquisadores estão planejando outra expedição para "colher" os barulhos do mar em 2017, mas, desta vez, o hidrofone irá gravar por mais tempo e terá uma câmera para capturar imagens das criaturas produzindo esses ruídos "terríveis".







Fonte: PopScience

Imagem:  NOAA