Todos os horários
ESPAÇO

Cientistas afirmam que objeto espacial pode ser sonda alienígena enviada para investigar a Terra

O estranho objeto espacial em forma de charuto que viaja pelo nosso sistema solar voltou às manchetes. Agora, cientistas sugerem que ele pode ser uma sonda alienígena enviada para investigar a Terra. Batizado de 'Oumuamua (que significa "mensageiro que vem do passado distante" em havaiano), ele foi avistado pela primeira vez por um telescópio no fim de 2017.

Vídeo relacionado:

Desde que foi descoberto, o objeto intriga pesquisadores. Primeiro ele foi classificado como um cometa. Em seguida, foi identificado como um asteroide. Por fim, foi definido em uma categoria própria: "objeto interestelar".

Desta vez, um novo artigo de pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian levanta a hipótese de o objeto ter "origem artificial". O 'Oumuamua tem coloração vermelho-escura e viaja a uma velocidade de 87.3 quilômetros por segundo. Por sua alta velocidade e trajetória inusitada, os cientistas acreditam que ele pode ter procedência alienígena.

"O 'Oumuamua pode ser uma sonda perfeitamente operacional enviada intencionalmente à Terra por uma civilização alienígena vizinha", diz o artigo escrito pelos cientistas Abraham Loeb e Shmuel Bialy. De acordo com eles, este é o primeiro objeto originário de outro lugar já avistado em nosso sistema solar.

A teoria se baseia na "aceleração excessiva" do objeto ao atravessar o nosso sistema solar. "Uma possibilidade é que o 'Oumuamua seja uma vela solar, flutuando no espaço interestelar como detrito cósmico de uma equipamento tecnológico avançado", dizem os autores do estudo. "Velas solares de dimensões parecidas foram criadas por nossa civilização, incluindo o projeto IKAROS e a Iniciativa Starshot. A tecnologia de velas solares pode ser usada para o transporte de cargas entre planetas ou estrelas", completam.


 Fonte: CNN

Imagem: European Southern Observatory/M. Kornmesser/NASA/Divulgação