Todos os horários
Ta Na História

Brasil e França em guerra?

Por Thiago Gomide do Tá na História, em parceria com o Catraca Livre.

Parceria HISTORY, Ta Na História e Catraca Livre

 

Lagosta já era um produto caro no começo da década de 1960. A costa pernambucana era ( e ainda é) um dos grandes redutos de pesca do crustáceo.  O Brasil, por consequência, era um dos grandes exportadores.

Dinheiro rolando, concorrência querendo aparecer. A fim de tirar uma casquinha desse cenário econômico mega positivo, os franceses começaram a se engraçar na costa brasileira.

Com a desculpa de estarem a fim de estudar o mundo marinho brasileiro, os franceses enviaram modernos pesqueiros. Resultado imediato? Briga com os pescadores locais e até com a marinha brasileira.

Não rolava pescar lagosta! A lagosta, por estar na costa verde e amarela, era nossa. Regras internacionais nos protegiam.

Você acha que os franceses se deram por vencidos?

Clica no play pra saber o desenrolar dessa história. 

Essa confusão foi parar nos corredores diplomáticos, teve navio de guerra francês vindo pro Brasil, aviões brasileiros sobrevoando a costa, a imprensa em chamas sugerindo que o conflito estava próximo e dois presidentes perdidinhos se revezando em quem colocava mais lenha na fogueira.

Esse episódio ficou conhecido como A Guerra da Lagosta.

Se você tiver boas e curiosas histórias, mande pra [email protected]

Abraços e beijos

Até semana que vem   


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.