Todos os horários
TERRA PLANA

Assim seria o mundo se a Terra fosse realmente plana

Nos últimos tempos, a ideia de que a Terra é plana e de que fomos enganados para que acreditássemos que ela é esférica ganhou milhares de adeptos no mundo inteiro. Embora a ciência descarte essa hipótese com veemência, os “terraplanistas” estão convencidos de que o planeta é um disco.

Vídeo relacionado:

Assim, James David, geofísico da Universidade Columbia e membro do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, se deu ao trabalho de explicar como seria a Terra se, de fato, fosse plana.

Para começar, a gravidade puxaria tudo para o centro do disco, por isso seria muito difícil andar pelas bordas. Além disso, se não existissem as órbitas e o equilíbrio gravitacional proporcionado por elas, os planetas seriam ejetados em direção ao espaço.

Em um planeta plano, não existiria um campo magnético, por isso também não poderia haver uma atmosfera, fazendo com que o ar e os mares fossem parar no espaço.

Para finalizar, David explica que as placas tectônicas, como as conhecemos, cabem perfeitamente dentro de uma esfera. Por isso, se a Terra fosse um disco, não haveria as variações geográficas nem os vulcões e terremotos.

Fonte: BBC 

Imagem: Elena Schweitzer/Shutterstock.com